terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sustentabilidade e meio ambiente

Conceito de sustentabilidade é confundido com preservação


De uns tempos para cá começou a surgir no vocabulário das pessoas uma nova palavra: sustentabilidade. Todo mundo fala, mas poucos sabem realmente o que ela significa e a confundem com meio ambiente. Outros acham que é apenas uma forma de as empresas fazerem um novo tipo de marketing – mas nenhum deles está errado.
O conceito de sustentabilidade surgiu na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Estocolmo, 1972). Segundo a conferência, "Desenvolvimento sustentável é o conjunto de processos e atitudes que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades”.Já para o jornalista Fábio Venturinni, "Sustentabilidade é o termo que ‘resume’ a idéia de desenvolvimento sustentável, que é uma forma de pensar a expansão do sistema capitalista atenuando os conflitos, as tensões e as demandas sociais, culturais, temporais, espaciais e ambientais com o capital."
Sim, mas e aquela história toda de meio ambiente? O que tem a ver?
 
Como tudo começou... - Desde que o homem surgiu, ele descobriu que precisa do planeta para poder sobreviver. Mas o que aconteceu na teoria foi que o "bicho-homem" começou a esquecer disso e começou a destruir sua  casa. Então veio a evolução tecnológica em que os seres humanos começaram a produzir suas próprias máquinas para não ter que depender tanto da natureza e ter mais conforto. Até ai não temos nada de errado. O problema começou quando o homem, que acreditava que "usava" o planeta, começou a deixá-lo de lado.
 A reeposta veio logo; o rio que antes servia para tanta coisa hoje não passa de um monte de água turva e fedorenta. Fenômenos climáticos começaram a assustar a humanidade. O homem finalmente percebeu que deveria tomar cuidado com a relação que ele tinha com o meio então teríamos um novo desafio. Seria muito difícil consertar todas as mazelas que já foram feitas. de repente, surgiram pessoas "Coll" que começaram a falar que era bonito e moderno pensar em preservação e feio pensar em destruir a natureza. Podemos citar, por exemplo, Al Gore, ex-candidato á presidência dos Estados Unidos.Com seu documentário "Uma Verdade Inconveniente" Gore ganhou um Oscar e um prêmio Nobel e se juntou com a Virgin para uma competição que dará um prêmio em dinheiro ao cientista que "apresentar a melhor proposta para 'limpar o ar' do planeta". Tudo isso é muito bonito com exceção pelo fato de que algumas pessoas passaram a esquecer a ideologia de sustentabilidade e começaram a transformá-la em "moda".A partir deste momento criou-se uma utopia erronia. Empresas que antes poluíam o meio ambiente em larga escala hoje se dizem "sustentáveis". A grife dos papéis reciclados então se tornou moda. O que se esquece é que para produzir uma folha de papel reciclado, se gasta muito mais água e energia elétrica do que para se produzir uma folha branca de papel provida de madeiras de plantações exclusivas para este fim as florestas reflorestadas.
Para Fabio Venturini, o problema da preservação do meio ambiente só começou a incomodar o homem "Quando começou a trazer problemas para as vidas delas” e exemplifica.Os operários ingleses no século XIX queriam melhores condições de limpeza para viver se doenças. As nações ricas começaram a se preocupar quando perceberam As nações ricas começaram a se preocupar quando perceberam que o desenvolvimento tecnológico permitiu criar armas que destruiriam o "planeta-mercearia" e mataria milhões de possíveis consumidores. Pouquíssimos exemplos podem ser achados de preservação por altruísmo, em algumas ONGs, talvez.”Nova atitude - Mas existe uma luz no fim do túnel. Com o passar dos anos começamos a criar novos hábitos. Hoje o Brasil é o tricampeão mundial em reciclagem de latinhas de alumínio. Isso quer dizer: menos energia, menos matéria prima e mais renda para as pessoas que tiram seu sustento da reciclagem.
Outro hábito que as pessoas estão criando agora é evitar gastar sacolinha de plástico nos supermercados. As sacolinhas além de serem feitas de material fóssil (petróleo), além de demorarem mais de 500 anos para se decompor. A prefeitura da Cidade de São Paulo está estudando possíveis medidas legais para substituir as sacolinhas de plásticos por outras biodegradáveis.Além disso, surgiu agora as Eco Bags. São sacolas estilizadas, para que as pessoas carreguem as suas compras sem precisar utilizar as sacolinhas de mercado.Ser sustável - Não é necessário ir até o pólo norte para tentar resolver o problema do fim do planeta. Pequenas atitudes, como não desperdiçar água, evitar sacolinhas de plástico já são por si só atitudes sustentáveis.
Assim poderemos conservar nosso planeta por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário