terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Internet Dialética

Colaboraram com esta matéria
André Pisani
Letícia Líbero
Maria Tatiane
Marilene Primavera



O inicio da Internet


A rede mundial de computadores tem sua origem nos períodos áureos da Guerra Fria.Os E.U.A temia que uma ataque a suas Bases militares.Se isso ocorresse todas as informações seriam perdidads e os E.U.A seriam alvo fácil de seu inimigo,a entaão URSS.Eles criaram então uma rede de computaores para que as informações não fossem centralizadas .Assim nasceu a Arpanet ,o embrião do que hoje chamamos de Internet.



No Brasil a Internet chegou a partir de 1988 atraves do professor Oscar Sala.No ano de 1995 os ministérios da Comunicação e Tecnologia liberaram o uso comercial da Internet no país.



Hoje a Intenet é um dos meios de comunicação mais usado.Mesmo nas comunidades mais carentes,cresce o número de lan houses que são frequentadas na sua maioria por menores de idade.




A internet no Brasil

Pesquisa publicada na Revista Veja (18 de Julho de 2007) mostra que no Brasil a média mensal de conexão chega a 15h 25 min contra as 11h28min dos E.U.A(segundo colocado no ranking).
Isso quer dizer que o brasileiro gasta uma quantidade razoavel de seu tempo conectado a rede.
Esse tipo de atividade está começando cada vez mais cedo.Crianças a partir dos dois anos de idade estão conseguindo lidar com a internet com mais facilidade do que adultos.Resultado disso são crianças que articulam ideias de forma mais rápida e abandonam a lógica linear de começo meio e fim.


A internet trouxe uma forma rapida e barata de comunicação.Hoje de uma lan house você pode se comunicar com pessoas do mundo todo.Ao mesmo tempo cresce o número de sutes de relacionamebtos como é o caso do orkut.

Segundo o site “ orkut é uma comunidade on-line criada para tornar a sua vida social e a de seus amigos mais ativa e estimulante. A rede social do orkut pode ajudá-lo a manter contato com seus amigos atuais por meio de fotos e mensagens, e a conhecer mais pessoas.

Com o orkut é fácil conhecer pessoas que tenham os mesmos hobbies e interesses que você, que estejam procurando um relacionamento afetivo ou contatos profissionais. Você também pode criar comunidades on-line ou participar de várias delas para discutir eventos atuais, reencontrar antigos amigos da escola ou até mesmo trocar receitas favoritas. ““.

Assim como o orkut aumenta cada dia mais o número de pessoas que compartilham informações com outras através da Internet.Hoje me dia é quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha conhecido outra através da Internet.Existem até pessoas que se casaram, que se não fosse através da rede nunca teriam se conhecido.Ou ainda pessoas que reencontram amigos com os quais já tinham perdido contato.
Ainda no campo de comportamento ,cresce o numero de indivíduos que trabalham em casa.Isso só acontece graças a ferramentas da Internet como MSN ,icQ e Skype.Assim a evolução tecnológica facilitou a comunicação.
A Internet também se expandiu como forma de ajuda nos estudos.Hoje a maioria das pesquisas escolares passam antes de qualquer coisa pelo site de busca Google.

Para a publicidade a Internet também tem sido uma adianto.Marcelo Olandim, programador Sênior da empresa RMG Connect (criadora de sites para NSBC, JWT entre outros), acredita que “O pró da Internet vem tanto para o usuário que acessa como para a empresa que a usa como mídia ou mesmo servindo serviços para seus consumidores.Para o usuário é mais cômodo ele fazer compras, chegar a informações com mais precisão e tudo isto no conforto da sua casa, e com uma total privacidade.Para o anunciante é melhor ainda, porque a peça que ele vincula na Internet tem todo tipo de dados que a TV e nem outra mídia tem, como quantos acessos, acessos da onde, se o usuário que clicou na sua peça realmente ficou no seu site por um bom período” e Marcelo complementa; “Para quem usa a Internet como ferramenta de serviços também facilita, já que economiza tempo, pois toda a gama de serviços que antes seriam necessários escritórios físicos e uma interface humana, hoje se resume numa web page”.

Os contras da Internet



Como maior instrumento do mundo Globalizado a Internet também tem seu lado ruim,em todas as vertentes.Assim como cresce o número de lan houses nas áreas mais periféricas crescem também o numero de crianças que acessam a Internet de forma desenfreada.E o conteúdo do Site que elas costumam acessar, em sua maioria não são tão educativos.
Isso ,sem contar que a nova geração de crianças que já nascem sabendo acessar a Internet, tem um poder de reflexão menor do que as crianças de antigamente.Crianças também são alvos fáceis para (embora não sejam únicas) a pessoas de má fé, pois acabam expondo sua família, dando numero de documentos pessoais, etc.
As pesquisas feitas através da Internet também não são confiáveis.Carlos Tramontina, jornalista da Rede Globo, declarou em palestra no Centro de Convenções do Anhembi que “A Internet não tem dono, todo tipo de informação é posta sem checar se é confiável ou não” e complementa “não devemos usar a Internet como única fonte de informação e sim como mais uma ferramenta de trabalho”.
Outro fator é a segurança. Por mais que você crie mil sistemas de segurança, sempre terá um jeito de burlá-las. Não existem leis e nem punições ainda reais para este tipo de crime.
Até o fator rapidez de informações muitas vezes tem seu lado cruel.Dia 7 de novembro de 2007,o estudante finlandês Pekka Erik Auvien de 18 anos divulgou em 80 vídeos o massacre que iria cometer horas depois,matando 8 pessoas e se suicidando logo depois.
Isso sem contar que bibliotecas hoje em dia, já podem se enquadrar na categoria de museus, tal a absurda troca de livros por sites para se pesquisar.




Educação à distância.Um Capitulo a parte



Com a popularização da Internet aumentou também o número de Universidade que aderem a Educação a Distancia, as chamada Eads.

Essa modalidade de educar tem gerado muita controversa entrevista a revista Veja São Paulo, o secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, acredita que criar uma quarta Universidade (seria a Virtual Paulista, Univip) seria uma saída para as tão poucas vagas para as Universidades Publicas.Segundo Pinotti “cursos mais teóricos podem funcionar muito bem neste formato”.
Este tipo de modalidade de ensino já foi autorizado conforme a lei 9.394 de 20de dezembro de 1996 e que foi regulamentada pelo decreto 5.622, publicado no D.O. U de 20de dezembro de 2005 que diz:
“Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de”.
Ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
§ 1º. A educação à distância, organizada com abertura e regime especiais, será.
Oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.
§ 2º. A União regulamentará os requisitos para a realização de exames e registro de
Diploma relativo a cursos de educação à distância.
§ 3º. As normas para produção, controle e avaliação de programas de educação a.
Distância e a autorização para sua implementação caberão aos respectivos sistemas de.
Ensino podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.
§ 4º. A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:
I - custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão
Sonora e de sons e imagens;
II - concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;
III - reserva de tempo mínimo, sem ônus para o Poder Público, pelos.
Concessionários de canais comerciais.”“.


O que os políticos e reitores de faculdade, interessados esquecem é que desta forma, apesar de gerar mais lucro para faculdades particulares e de ser uma forma do governo maquiar a falta de investimento nos cursos superiores, é que, desta maneira, se banaliza a Educação.
Se Mesmo de forma presencial algumas faculdades já deixam a desejar, usando a Internet como forma de ensino a situação tende a piorar , lamentavelmente com o aval de leis.Isso sem contar que professores, que já hoje são tão desvalorizados vão perder de vez seu lugar.
Com a desculpa de erradicar a falta de oportunidades a educação, existe já um projeto de lei para regularizar a Educação a Distância.(a última foi dia 16 de outubro de 2007).Este é sem duvida um dos maiores contra da Internet na nossa história atual.















A Internet Dialética



A Internet é por si só um instrumento dialético, pois vive negando a seu próprio controle.Da mesma forma que promove a integração das pessoas, acaba também distanciando as pessoas do contato físico.
Da mesma forma que promove as noticias rapidamente, a Internet também pode levar a facilitação de crimes.Da mesma forma que quer globalizar culturas, acaba deixando as pessoas alienadas, e passa a informação de uma maneira totalmente sem conteúdo.




Conclusão



Concluímos neste trabalho que a internet é um ótimo instrumento para comunicação.Mas só isso.Temos que ter em mente que, como tudo que é usado em excesso a Internet pode ser o próximo meio de alienação.Daí para a “teletela” (do livro de George Orwell, 1984) será um pulo.Pessoas completamente manipuladas por outras poucas pessoas a partir de um meio de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário