terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Plenária Na Casa de Cultura de M'boi Mirim

Sexta feira. Começo de feriadão, sol escaldante...E lá esta a casa de Cultura De M”boi mirim. Na porta vários jovens, alguns com uma aparência, um tanto assim... digamos... diferente. Sou convidada para entrar... um salão com varias cadeiras dispostas numa grande roda. Na parede alguns cartazes. Esta e a casa de cultura . A Palestra já havia iniciado.
Estava passando alguns slides. A palestrante era Lucia skoromov. O motivo da palestra era a situação que o Haiti se encontra e o que podia se feito para ajudar. Reivindicaram não só o perdão da divida externa como também a devolução do que já foi pago. A palestra termina e é feito um intervalo.
Todos saem da sala e eu fico observando os cartazes. São alguns temas. ”guerra,genocídio,desastres ecológicos e Produção de armas”
‘“Greve de 12 de julho”
“Emancipação dos trabalhadores”
“Ante projeto dos estatutos sindiários..”.
Enquanto eu observava os cartazes um garoto veio me cumprimentar. Cabelos em desalinho,calça rasgada...e um sorriso receptivo.Seu nome:Fernando Novasqui
Depois que eu me apresentei e falei que estava ali para fazer um trabalho da faculdade, Fernando ficou mais entusiasmado. Me contou sua história:
disse que na sua comunidade,Jd JoãoXIII, ele e um grupo de pessoas haviam invadido um balcão que estava foi desapropriado pela a prefeitura e serviu de alojamento para as pessoas que iriam participar do projeto cinga pura. Depois que estas pessoas foram para os apartamentos ,o local ficou novamente abandonado..e era usado po usuarios de drogas e também aconteciam estupros no local.
Então um grupo de jovens, sendo eles skatistas, pichadores, se organizaram para fazer uma biblioteca comunitária.A Prefeitura ,no entato ,pos uma placa do CEU no lugar.
Passou-se um tempo ,”eles destruíram banheiros e parte elétrica e disseram que iriam fazer uma reforma no local e nada foi feito..”os jovens,que voltaram com o projeto , e com a ajuda da comunidade local e sem ajuda do governo,reformaram o lugar.Fernado começou a me dizer que “quando o povo se une,consegue trazer mais benefícios a população do que o governo....,manja?!”
O intervalo acabou... começaram novas palestras.
O primeiro palestrante foi AlexandreAnarcoledo militante do movimento social de Osasco:a palestra de alexandre foi AÇÃO DIRETA OU AÇÃO DELEGADA: A FARSA ELEITORAL:
ele defendia que para o país poder mudar nós teriamos que tirar as duas classes dominantes que estão no poder que seriam os empresários e os banqueiros.Ação direta seria ação de rua.dizia ele”a comunidade pode se organizar sem precisar da casta que esta no poder..”
ele dizia tambem que os sindicatos estão a serviços do partido não vem nada para a classe trabalhadora.Depois dele era vez da palestra da Cíntia, punk militante feminista falar...seu tema:a Questão da mulher na sociedade capitalista.Cintia defendia que a classe dominante era a uma sociedade patriarcal.Dizia que o anarquismo oferece ajuda ao feminismo ”a emancipação começa na cabeça de cada mulher”Disse tambem que a situação feminina era de reeprensão. A mulher era reeprimida pela religião que reeprime sua sexualidade e pelo mercado de trabalho que traz para mulheres salários mais baixos e impõe um padrão de beleza para poder conseguir um emprego.A mulher ainda tem uma dupla jornada de trabalho em que é “escrava” do trabalho e da família.Depois de cintia quem toma a palavra é Fernando, militante sindical e estudantil seu tema: A CONTRA-CULTURA, A CULTURA DE MASSAS E O FASCISMO
A cultura atual,é uma cultura autoritária e deu como exemplo... o povo combate os punks..falou que existem escolas que são construídas pelo próprio povo e citou exemplos de filmes;
” a laranja mecânica”
“V de vingança”
“batalha da sé”
“a revoada das galinhas verdes”
por fim quem faz a palestra é o irrequieto ,Renato, fundador d?O COLETIVO LIBERTÁRIO e do núcleo PROFOSP, membro da Coordenação Estadual da FOSP/COB-AIT, militante sindical desde a década de 70, foi membro do Comitê pela reabertura do Centro de Cultura Social/1983 e um dos organizadores do Congresso Anarkista nos 100 anos do 1º de Maio, em 1986, em São Paulo. seu tema
100 ANOS DA FUNDAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO OPERÁRIA BRASILEIRA: ATUALIDADE DO SINDICALSIMO REVOLUCIONÁRIO:
ele diz que os anarquistas acreditam que existam produtores e parasitas
e que o poder tem medo do sindicalismo revolucionário.
Começou a plenária:
campanha para o voto nulo e a discussão de como será o encontro do 1°de maio.Algumas pessoas queriam que o encontro fosse nas suas comunidades,outros queriam que fosse no centro da cidade.Entrou-se em um consenso de que alguns grupos iriam se reunir nos seus bairros e depois iriam para o centro da cidade.Acabou a plenária e iria começar o show de umas bandas de punk rock.Porem,antes de ir embora ainda consegui conversar com Ildelfonso penteado,um dos dirigentes do movimento.Ele me elucidou que ali estavam presentes diversas vertentes do anarquismo;os anarco-punks,anarco-feministas,raul seitistas...disse que o anarquismo era divido em varias partes e aquele evento era um evento voltado para o anarco sindicalismo.Este movimento acredita que o sistema sindical atual não é o correto...eles querem um novo sistema.
Por fim,me convidaram para ficar e ver as bandas...mas resolvi ir embora.
Do lado de fora notei que as pessoas que passavamolhavam com reprovação para o evento.E não pude deixar de pensar que por estas mesmas pessoas que ele estavam ali...lutando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário