terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A relação entre mente e corpo

Como o cuidado com a mente pode ajudar evitar doenças



Mente sã, Corpo são.Este antigo ditado greco romano nunca foi tão usado como hoje em dia.
Confundido com esta nova onda de auto ajuda o pensamento positivo tem sido muito divulgado...E infelizmente também banalizado.
Diferentemente do que se acredita, o pensamento não é capaz de provocar milagres.Existe toda uma explicação psicológica.Pessoas muito nervosas desencadeiam no seu corpo uma serie de reações, que podem provocar doenças.Por outro lado, pessoas que evitam se expor em situações fatigantes podem amenizar e até melhorar consideravelmente o progresso de algumas doenças.
Fatores que desencadeiam doenças.
Para a psicóloga Amaryllis Schvinger, existem fatores que contribuem para um sistema imunológico ser eficiente:alegria,criatividade e espiritualidade. Amaryllis explica que, quando se fala de espiritualidade, não significa falar apenas de religião.Religiosidade pode ser vista como todo tipo de crença.
Não se trata de dizer que todas as doenças são desenvolvidas a partir das emoções.Mas controlar as emoções pode ajudar amenizar e evitar certos tipos de doenças.




Tipos de personalidade


Cada organismo é único.Mas existem três tipos de personalidade e cada uma determina o grau maior de suscetibilidade para desenvolver estress:
Tipo de personalidade A: Pessoas que têm urgência de tempo fazem muitas coisas ao mesmo tempo, tem hostilidade flutuante (se irritam com facilidade).
Tipo de personalidade B: Pessoas que mantêm o meio termo, tolerantes, calmas.
Tipo de personalidade C: Pessoas deprimidas.

Cada tipo de personalidade reage de forma diferente para uma determinada situação.A auxiliar administrativa Juliana Rodrigues tem o tipo de personalidade B. Ao passar por uma crise no seu relacionamento Juliana se sentia mal com freqüência.Tinha dores nos corpo e dificuldades para dormir.Quando conseguiu resolver esta situação e voltou para a casa dos pais estes sintomas foram se esvaindo.Já Marilia Amaro passou por situação igual, mas sua reação foi diferente.Portadora do tipo de personalidade C, Marília desenvolveu anorexia nervosa, e ainda está sofrendo com isso.

A nossa cultura colabora e muito com o desenvolvimento de doenças por ordem nervosa.A procura pelo corpo que não existe,
O perfecionismo, a competitividade são valores amplamente valorizados pela sociedade atual, mas que trazem consigo incentivos para vários tipos de doenças.



O contrário também acontece.


A fisioterapeuta Daniela Andrade cita o caso de um paciente seu “o nome dele era Basílio, não lembro sobrenome... tinha mais ou menos
uns 45 anos e era dono de um barzinho... casado, tinha dois filhos e tinha diagnostico de hérnia escrotal grave... fez cirurgia e foi parar na UTI... ficou bem grave mesmo, mas mesmo sedado, ele se comunicava com a gente e tinha uma força incrível pra viver”.
Força de vontade, vida saudável e se manter longe de situações estressantes ajudam a pessoa a ter uma vida mais saudável e tranqüila.




Box
Auxilio para estacionar doenças.

O pensamento não só desencadeia doenças,mas também pode ajudar a cuidar de doenças que desenvolvem atravez do organismo.A dona de casa Sandra Martins é um exemplo disso.Ao descobrir que era Potadora de Lúpus Enimatoso Sistemico(uma doença que ataca o sistema imunológico do organismo),entrou em depressão,se isolava no quarto”queria morrer”
Depois de um tempo,resolveu sacodir a poeira.Mudou o visual,pintou os cabelos e passou a de divertir mais.Começou a curtir mais os filhos e parou de se importar com a opinião das outras pessoas.
Sandra constatou que controlando seu humor poderia manter sua doença estacionada.Após uma discussão em casa com a filha ,a dona de casa viu sua doença atacar.
Demorou 15 dias para poder ver doença estacionar novamente.
Desde então Sandra se afasta destas situações de estresse.”Eu aprendi a me desligar um pouco das coisa....leio bastante ouço música...as vezes chego a me isolar,mas adoro isso.”Assim sanda consegue ter uma vida mais saúdavel,mesmo com uma doença que não surgiu a partir do psicologico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário