terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Natalidade entre adolescentes de baixa renda

O aumento da taxa de natalidade entre adolescentes de 15 a 17 anos esta crescendo.No período de 1970 a 2000 foi constatado que a fecundidade no Brasil esta em ligeira queda exceto entre adolescentes,segundo pesquisa do
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Segundo estudo realizado pelas doutoras Maria Sylvia de Souza Vitalle e Olga Maria Silvério Amâncio a gravidez adolescência tem como causa a inicialização precoce a sexualidade.Apesar do grande risco de doenças sexualmente trasmisíveis,o maior problema tem sido ainda o fator social ao invés do fator biológico.
O estudo mostra ainda que a maior parte das adolescentes grávidas no Brasil são as jovens de baixa renda.
As complicações sociais são fatores mais preocupantes do que os fatores biológicos.Isso porque a adolescente tem que deixar seus estudos e as ofertas de emprego que surgem são cada menos remuneradas.Alem disso as adolescentes grávidas sofrem muitas vezes pelo abandono dos pais,do pai da criança e acabam tendo uma dependência financeira maior dos pais.
Na década de 70 os pais não conversavam sobre gravidez com seus filhos.Mas hoje é diferente com as profundas mudanças na sociedade atual,onde a sexualidade esta se tornado cada vez mais permissiva.
Em entrevista para o Globo Repórter a dona de casa Marli Gomes da Rocha,mãe da adolescente Bruna (14 anos- grávida) informa que conversou com sua filha sobre gravidez e não se conforma com esta gravidez.

Para resolver este problema é preciso que se crie um programa de conscientização maior em contrapartida para a banalização da sexualidade imposta pela mídia.Deve-se também proteger a jovem mãe com apoio para que elas continuem seus estudos e tenham uma vida mais digna.

Colaboradores
André Pizzani
Letícia Libero
Maria Tatiana
Marilene Primavera
Rosangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário