quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ser amigo é preciso


Associação possui um projeto para plantação de árvores nativas na cidade de São Paulo

A idéia de criar os Amigos das Árvores surgiu de uma conversa entre Ricardo Cardim,fundador, e o Secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge que juntos notaram a falta de interesse das pessoas em preservar as áreas verdes na cidade e observaram que existem associações e ONG´s para tudo menos para árvores, um assunto tão importante, disse Ricardo.

Como é formada e o que ela faz
A ONG conta com 20 pessoas dentre elas professores especializados em botânica, bioquímicos, designer. Futuramente pretendem abrir vagas para outras pessoas interessadas a participar, mas por enquanto mantêm um blog para trocarem idéias.
Hoje na cidade de São Paulo 70% das árvores não são de mata nativa, ou seja, foram trazidas da Europa e da África. Como essas plantas vieram de fora não tem inimigos naturais, portanto elas crescem se alastram e acabam com a vegetação.
“Uma cidade arborizada pode melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, os benefícios são muitos, além da beleza, uma melhora das enchentes que castigam sempre a cidade elas evitariam isso porque a raiz absorve para o tronco cerca de 70% da água da chuva assim beneficiariam o lençol freático e diminui o impacto do solo.” Explica Cardim.

Foi a partir disso que veio a idéia de criar o Site, pois as pessoas não têm informações sobre as árvores, suas origens e benefícios, pois tudo que sabem são lendas e mitos que não condizem com a verdade. No site é possível encontrar informações e fotos de cada árvore que existe no estado de São Paulo sua origem se ela prejudica o solo.
Com apenas nove meses de existência a ONG “Amigos das árvores” tem a atraído olhares de pessoas interessadas em participar, ajudar e patrocinar ação. Desde que surgiu a procura no site tem espantado até os próprios criadores da associação, cerca de 350 acessos diários.
Aprender a cuidar melhor das árvores urbanas e a plantar as variedades certas em cada lugar é sempre uma boa pedida em uma cidade com altos níveis de poluição e com a baixa umidade que sempre atormentam os estressados paulistanos.
Para maiores informações sobre o projeto e quais são as melhores árvores para se plantar em casa ou na sua rua, acesse o site da ONG. Lá você poderá encontrar links para sites de busca e para o Blog dos associados.



BOX:

O premiado fotógrafo Jan Van Bodegraven
criou um Blog com fotos das Arvores Paulistanas.
Juntamente com a
Associação Amigos das Árvores,
Bodegraven seu trabalho mostra arvores
contracenando com o ritmo louco da cidade,
em fotos surpreendentes.
Para quem não acredita que possam existir jabuticabeiras
frutíferas em
São Paulo,o
Blog está ai
para mostrar.
Foto:Pau Jacaré , por Ricardo Henrique Cardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário