quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RESENHA DE ARTIGO PUBLICADO NO SITE FOLHA DE SÃO PAULO “SUPREMO DERRUBA AS EXIGÊNCIAS DO DIPLOMA DE JORNALISMO”


O Superior Tribunal Federal decretou nesta quarta feira, dia 17 de julho, a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o desempenho da função de jornalista.
A decisão foi tomada por 8 votos a 1. O presidente do Senado, Gilmar Mendes, alega que a profissão de jornalista não precisa de técnicas para trazer para desempenhar seu trabalho na sociedade. Contra o decisão, está o Fenaj. O advogado João Roberto Fontes
Defende a idéia de o jornalismo ser considerado o quarto poder da República e para tal é necessário a pessoa ser um especialista.
Esta decisão é um tanto quanto ambígua. Se por um lado legaliza as pessoas que já atuam na profissão, por outro lado dá um pouco de receio para os estudantes de jornalismo. Porque obviamente , quem já exercia a função conhece técnicas de trabalho.
Mas um curso superior não é apenas para aprender técnicas da profissão. Ele serve também para incentivar o aluno a pensar na sociedade como um todo, ter maior poder de argumentação e uma visão mais ampla. O que é estranho é não ser mais uma profissão. Milhares de modelos virariam jornalistas
Pessoas que já atuavam no mercado de trabalho, dormiram jornalistas e acordaram sem profissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário