quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Artigo- Interatividade na publicidade digital Artigo de Mônica Franchi Carniello

Do departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté

O artigo inicia-se debatendo a importância da comunicação e sua história. Cita que a fala foi um dos primeiros meios de comunicação da história da humanidade. Porém a fala continha muitos erros porque o cérebro humano não é capaz de memorizar muitas informações , porém dialéticamente tem auto poder de interpertrar de diversas maneiras. Sendo assim a comunicação acabava sendo falha.
Existia um obstáculo no modo qual a informação chegava ao emissor.
A comunicação foi progredindo com o passar do tempo, primeiramente com os desenhos das cavernas e seguindo mais adiante nas transmisões ao vivo, o que deu um poder maior de credibilidade na informação que era passada, pois atenuantes como tempo e ruidos entre emissor e receptor foram diminuindo.
Com a chegada da comunicação digital, o receptor começou a ter também uma grande interatividade na informação que estava sendo passada, ou seja, as transmissões em massa foram perdendo lugar para a interatividade.
A internet com sua interatividade derrubou o Broadcast, ou seja, a propaganda perdeu a autonomia que tinha em levar para o público sua mensagem , sem ter interferência dele.
O que está ocorendo agora de um certo modo, é que as agências de publicidadeestão confundindo intertividade com reatividade. Intertividade é quando o receptor vai lá e reage efetivamente em uma peça publicitária da rede. Reatividade é quando através de um banco de dados a pessoa vai respondendo a questões. Não chega a ser um Broadcast, mas mesmo assim o receptor não tem uma participação tão grande.
O razoavel é que se procure cada vez mais se adaptar às novas tecnologias, já que a rede mundial de computadores é uma das mídias mais direta. Nela você não encontra barreiras de espaço e tempo uma vez que o internauta pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora. È uma nova forma que se bem usada, pode dar um retorno muito maior.

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